domingo, 11 de julho de 2010

Bluetooth 4 terá redução de 90% no consumo de bateria

A nova versão da tecnologia Bluetooth, que estava em desenvolvimento já há algum tempo, agora está pronta, com o lançamento do programa de qualificação para especificação do Bluetooth 4, conforme anúncio da Bluetooth SIG, e promete um consumo baixíssimo de energia.

Segundo o comunicado, esta nova característica possibilitará utilizações mais variadas ainda da tecnologia, como por exemplo, em aparelhos de baixo custo e conexão wireless de pouco consumo. Os mercados sugeridos pela empresa incluem a área da saúde, esporte e fitness, segurança e entretenimento doméstico. A nova versão permitirá que aparelhos operem por anos com uma bateria do tamanho de uma moeda.

Michael Foley, diretor da Bluetooth SIG, comenta em seu
blog algumas das aplicações agora possíveis com o Bluetooth 4. Na área de fitness, Foley destaca a possibilidade de gravação de níveis de atividade, ritmo cardíaco e peso. Na área da saúde, dados de grande importância, como pulso, temperatura e níveis de glicose no sangue podem ser obtidos, enviados primeiramente para um celular ou computador e então, via internet, para os médicos, que poderão monitorar pacientes remotamente.

É claro que as utilizações atuais, como a comunicação com outros aparelhos e fones de ouvido, por exemplo, continuarão possíveis – e melhoradas – já que os usuários não ficaram tão preocupados se deixaram o Bluetooth do celular ligado, por exemplo, consumindo toda sua bateria.

Foley afirma que os primeiros aparelhos a contar com o Bluetooth 4 deverão aparecer ainda este ano, mas que a produção aumentará em 2011.

Fonte:Geek

0 comentários:

Postar um comentário